Cerca de 100 pesquisas serão apresentadas durante simpósio sobre conservação do Instituto Mamirauá

Publicado em: 27 de junho de 2013

Cerca de 100 pesquisas sobre conservação começam a ser apresentadas a partir da próxima quarta-feira, dia 03 de julho, durante o 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia do Instituto Mamirauá, realizado anualmente em Tefé (AM). Com o objetivo de promover divulgação científica, os trabalhos serão apresentados por pesquisadores do Instituto Mamirauá e de instituições parceiras de várias outras regiões do Brasil. As Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã são o principal local de atuação dos pesquisadores. 

Legenda: um estudo sobre os seis anos de operação do Centro de Reabilitação de Peixes-boi Amazônicos Órfãos de Base Comunitária do Instituto Mamirauá será apresentado
 
Segundo Nelissa Peralta, coordenadora de pesquisa do Instituto Mamirauá, desde a primeira edição, o evento foi se transformando, passando de um evento local, para um evento de maior abrangência. Além disso, os trabalhos apresentados revelam a diversidade temática: "Este é um momento para o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais na Amazônia". 
 
As 98 pesquisas que serão apresentadas durante o evento, são divididas entre 35 apresentações orais e 63 em forma de pôster. A programação inicia com a palestra "A qualidade sanitária da produção de alimentos de origem animal", que será ministrada por Emilia Conceição de Lima Nunes e Carina Moraes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). No dia 4, será realizada a mesa-redonda "Desenvolvimento Sustentável na Amazônia". 
 
A novidade deste ano é a realização de minicursos, promovidos no dia 2, sendo: Pesquisas de campo envolvendo animais e taxidermia; Biodiversidade e Taxonomia de peixes amazônicos; A linguagem do R - uma maneira atual e eficiente para manejo e análise de dados e Qualidade Sanitária de Alimentos. Foram mais de 120 inscritos e cerca de 60 selecionados. Os minicursos serão realizados na sede do Instituto Mamirauá, com carga horária de oito horas. 
 
A programação completa do evento pode ser acessada em www.mamiraua.org.br/simposio/programacao/
 
Transmissão on-line
O 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia do Instituto Mamirauá será transmitido ao vivo, pela internet. A transmissão começa no dia 3 de julho, a partir das 8h (horário de Tefé, 9h no horário de Brasí­lia). O link para assistir é: http://webconf2.rnp.br/idsm/
Na página principal será solicitada a identificação do usuário. Entre com o seu nome e instituição (ex: Fulano de Tal - Instituição). Em seguida, o sistema abrirá a tela onde o vídeo estará sendo exibido. Por ser uma aplicação em Adobe Flash, caso a pessoa não tenha o módulo de exibição instalado, a própria aplicação fará o download e instalará o módulo que faltar automaticamente. Após a instalação acesse novamente o link para assistir o evento.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: