Bolsistas apresentam relatórios parciais

Publicado em:  2 de abril de 2013

Os bolsistas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Sênior (PIBIC Sr), do Instituto Mamirauá, apresentaram na última quinta, dia 28 de março, na sede do Instituto os relatórios parciais dos seus projetos de pesquisa, executados de agosto de 2012 a março de 2013. Ao longo de todo o dia, foram realizadas quatorze apresentações sobre os mais variados temas. Ao final de cada apresentação, os bolsistas responderam os questionamentos dos expectadores e receberam orientações e sugestões para aprimorar suas pesquisas dos próprios orientadores e de avaliadores especialmente indicados para a atividade.

O primeiro bolsista a se apresentar foi Crispolo Santos da Silva, com o tema: "Mercado e Preço da Fauna Cinegética nas Cidades de Tefé e Alvarães, Amazonas, Brasil", que abordou em seu trabalho como é feita a caça e comércio ilegal de animais silvestres bem como a venda de pirarucu e peixe-boi, a média de preço de cada espécie e como esses animais são comercializados pelos caçadores. 

Em seguida, a bolsita Jaiane Gualberto Marreira apresentou seu projeto "Interação entre os botos Vermelho e Tucuxi e a atividade pesqueira na região de Coari- AM", que discorreu como acontece a interação entre pescadores e botos quando estes se aproximam das zonas de pesca e/ou ficam presos nas redes de pesca. O bolsista Janderson Ribeiro de Lima apresentou "Histórico da produção pesqueira da piracatinga em Tefé, Médio Solimões", traçando o início dessa atividade na região, como ela se desenvolve e como essa prática influencia diretamente o aumento da taxa de mortalidade de botos e jacarés da região que são utilizados como isca para obtenção deste pescado.

Segundo Nelissa Peralta, coordenadora do programa, os bolsistas devem, ao finalizar seus projetos, publicá-los em forma de artigo para que fiquem disponíveis como futuras fontes de consulta e também acessíveis a todos os interessados. O programa é uma oportunidade para o estudante por em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação, bem como aqueles repassados pelos seus orientadores e contribuir com o campo científico, no que se refere ao aumento significativo de material para consulta através de sua pesquisa. Para saber mais sobre o programa, acesse www.mamiraua.org.br/pibic.

 

Segue abaixo a lista das demais apresentações:

- Luzivaldo Santos Jr.: Mortalidade de Botos Amazônicos  na Região do Município de Tefé, Amazonas.

- Jéssica Emiliane dos Santos Ribeiro: Comércio de caça na cidade de Coari, Amazonas, Brasil

- Jéssica Jaine Silva de Lima: Estrutura e florística de espécies florestais de ambientes de várzea amazônica.

- Maria das Dores Barbosa Doroteu: Consumo de Carne de Jacaré no Município de Tefé, AM

- Quezia Martins: A presença indígena no Médio Solimões nos séculos XIX e XX.

- Márcio Henrique da Silva Nery: Histórico de formação das "associações-mãe" das Reservas Mamirauá e Amanã: AMURMAM e CAMURA.

- Janiely Souza: Elaboração de uma coleção osteológica de peixes para identificação dos itens alimentares de predadores piscívoros.

- Eliomara Ramos Martins: Vida e obra de Irmão Falco Michiels e seu envolvimento com o movimento de preservação de lagos.

- Augusto Gomes Ferreira: Um Breve Histórico do Projeto Mamirauá através de uma abordagem audiovisual.

- Adenisia Barroso de Castro: Histórico de organização das Mulheres da Reserva Mamirauá.

- Paolla Maria Alves Marques: Análise da remoção de coliformes em tratamento domiciliar de água com filtros de areia em uma comunidade ribeirinha de várzea.

Texto: Francisco Rosa da Rocha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: