Assessoria ao turismo de base comunitária em 2017 é discutida no Instituto Mamirauá

Publicado em:  1 de dezembro de 2017

Técnicos apresentaram as ações desenvolvidas pelo Programa de Turismo de Base Comunitária ao longo do ano

O Programa de Turismo de Base Comunitária (PTBC) deu início às apresentações do segundo dia do Seminário de Avaliação da Diretoria de Manejo e Desenvolvimento em Tefé. De acordo com Pedro Maloni Nassar, o programa possui duas grandes linhas: pesquisa e monitoramento e assessoria técnica para comunidades locais para prestação de serviços turísticos.

Pedro destacou a assessoria técnica que o Instituto Mamirauá presta à Pousada Uacari. "Com a transferência de gestão prevista para 2022, a ideia é que a assessoria técnica vá diminuindo cada vez mais, sem deixar de apoiar como articulador". Esse ano a manutenção da pousada foi visto como o maior desafio na prestação da assessoria.

Esse ano, a pousada também deu início à mudança na ação de marketing. Na visão da equipe havia uma sobrecarga da função de vendas. "O marketing é algo essencial, não é um custo, mas sim um investimento que devemos fazemos". Por isso, a gestão de marketing da pousada Uacari está sendo transferido para um profissional terceirizado. A queda no número de turistas visitando à região reforça a necessidade de um marketing mais ativo.

Pedro destacou positivamente a parceria com o restaurante Banzeiro, em Manaus, uma referencia gastronômica na região, na capacitação dos profissionais da Pousada Uacari. "O pessoal voltou cheio de boas ideias e a cozinha da pousada teve uma grande melhora".

Outro destaque do ano foi o lançamento do livro "Lições e reflexões e turismo de base comunitária na Reserva Mamirauá", que trouxe um relato da implementação da pousada Uacari. A publicação foi divulgada na mídia e teve bastante retorno de pesquisadores interessados no tema. O livro está disponível para download neste link. https://www.mamiraua.org.br/pt-br/publicacoes/publicacoes/2016/livros/licoes-e-reflexoes-sobre-o-turismo-de-base-comunitaria-na-reserva-mamiraua/

Em 2017, além de promover uma oficina para os estudantes do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Mamirauá sobre o Turismo de Base Comunitária, o programa é responsável pela orientação de uma das estudantes. Para Pedro, a experiência o motiva cada vez mais na busca de uma metodologia adequada para transmitir conhecimentos.

Texto: Laís Maia

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: