Arqueologia na telinha: Instituto Mamirauá lança série de ví­deos sobre a Amazônia pré-colonial

Publicado em: 28 de fevereiro de 2018

Expedição arqueológica feita por pesquisadores do Instituto Mamirauá na região do Médio Solimões, Amazonas, virou websérie com imagens do fotógrafo e cinegrafista Adriano Gambarini 

A Arqueologia ficou famosa nas telonas do mundo inteiro com as aventuras de Indiana Jones. Estrelada pelo personagem, a quadrilogia de filmes inspirou gerações de meninos e meninas a seguir a carreira arqueológica, mas tem sua porção de fantasia e incorreções históricas. O trabalho dos arqueólogos na realidade e como ele é importante pode ser visto a partir na websérie "Amazônia pré-colonial", lançada hoje (01) pelo Instituto Mamirauá. Os ví­deos têm produção do cinegrafista e fotógrafo Adriano Gambarini e estão disponíveis nos perfis do instituto no Facebook e Youtube.

Assista ao primeiro episódio da série: 

A série

As gravações acompanharam o dia a dia de uma grande expedição cientí­fica coordenada pelo Instituto Mamirauá e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP em agosto do ano passado. Uma equipe de pesquisadores nacionais e estrangeiros investigou as dimensões espaciais e temporais da Boa Esperança, o segundo maior sí­tio arqueológico conhecido na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.

Entre a rotina de escavações, coleta e análise de vestí­gios e conversas com a comunidade local, os arqueólogos contam um pouco sobre os preparativos da expedição, dados da cultura dos antigos povos que habitaram aquela região e como as recentes descobertas feitas pela arqueologia se conectam ao que já se sabe sobre o passado da Amazônia.

"Cerca de 70% do estado (do Amazonas) não é conhecido arqueologicamente, o Médio Solimões, essa região em que está a Boa Esperança, é uma área sobre que sabe muito pouco, e nós estamos conseguindo inseri-la dentro das pesquisas da Arqueologia Brasileira e da Amazônia como um todo também", afirma Eduardo Kazuo Tamanaha, arqueólogo do Instituto Mamirauá, em um dos ví­deos da série.

Tudo foi capturado pelas lentes de Adriano Gambarini, um dos profissionais brasileiros com mais experiência e reconhecimento no registro de temas de ciência e meio ambiente.

"Na última década participei de mais de 30 expedições pela Amazônia em todos seus Estados. Documentei povos indígenas que cultuam suas tradições e ancestralidade. Fotografei espécies novas de mamí­feros, peixes e plantas. Vivi a rotina dos ribeirinhos na ponta dos arpões e no deslizar das canoas. Agora, vivenciar a história pré-colonial amazônica, segurar uma cerâmica milenar ou aprender com os arqueólogos sobre o passado ainda tão misterioso dessa grande floresta, foi mais do que um privilégio. Foi uma grande honra para mim", afirma Gambarini.

Amazônia pré-colonial

A série "Amazônia pré-colonial" é uma produção financiada pela Fundação Gordon and Betty Moore e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Confira o primeiro episódio da série a partir de 11h (horário de Brasí­lia) de hoje. O segundo episódio será lançado no mesmo horário na próxima quinta-feira (08/03). Os ví­deos podem ser assistidos no canal do Instituto Mamirauá do Youtube ou na fanpage do Instituto no Facebook.

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: