Ações de prevenção em saúde beneficiam 300 pessoas em 2012

Publicado em: 18 de Janeiro de 2013

O Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá realizou, em 2012, 18 atividades de educação em saúde para cerca de 300 beneficiados, das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. Entre as atividades realizadas, o programa adotou o Diagnóstico Rural Participativo, uma metodologia de trabalho para compartilhar experiências e conhecimentos entre os participantes e permitir que analisem sua própria situação. "O trabalho inicia com um encontro com os comunitários, em que eles falam sobre os problemas vivenciados. Com essas informações nós construímos uma árvore. A raiz apresenta as causas, o caule, os problemas, e a copa, os efeitos", disse a técnica em enfermagem do Programa Qualidade de Vida, Maria Mercês Bezerra da Silva Mercês.

 
Legenda: uma das comunidades beneficiadas, com as ações de prevenção em saúde, foi a Vila Alencar (imagem acima), onde uma oficina de tratamento de água foi promovida. 
 
 Segundo Mercês, a proposta adotada tem por objetivo identificar juntamente com os comunitários, problemas de saúde, bem como promover educação, prevenir doenças de veiculação hídrica e levar informações sobre os problemas da água. Na comunidade do Barroso, Reserva Mamirauá, um dos principais problemas é a diarreia, consequência do uso de água contaminada, assim como em outras localidades. "Nós orientamos que vários cuidados com a higiene são necessários para evitar a diarreia. Ao manipular a água que será utilizada para alimentação, é preciso que eles observem se o local que a água será depositada está limpo e até mesmo se as mãos foram lavadas antes do uso". 
Durante as oficinas, são repassadas técnicas de tratamento doméstico com a água, que inclui uso do cloro, filtrar e ferver a água e desinfecção solar com garrafa PET. Este ano, o foco de atuação da saúde comunitária será direcionado para atenção integral à saúde da criança, atenção integral à saúde da mulher, segurança alimentar e nutricional, sem deixar de lado o tema água, pois proporcionar água de melhor qualidade aos moradores e usuários é um dos objetivos do Programa Qualidade de Vida. 
 
Encontro com parteiras tradicionais
Entre os dias 4 e 5 de dezembro de 2012, a Prefeitura Municipal de Alvarães, em parceria com o Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, promoveu o 9º Encontro de Parteiras Tradicionais do município de Alvarães. Durante dois dias, onze parteiras aprenderam mais sobre o pré-natal, exames que devem realizar e o trabalho de parto e suas posições e também, problemas na gravidez, parto, depois do parto e cuidados com o bebê. "As parteiras são parceiras do sistema público de saúde, pois elas reforçam a importância do pré-natal com as mães", avaliou Mercês. O encontro teve a participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alvarães, Rosalnildes Oliveira Rodrigues, que transformou em poesia sua avaliação do encontro. Eis uma parte dela: 
"Esse treinamento aconteceu 
Com as pessoas bravas e fortes
Alvaraense, amazonense do norte
Que lutam com a vida de vidas
São pessoas corajosas e fortes
...
Do rabisco que eu fiz
Não é Vinicius de Moraes
E nem Cecí­lia Meireles
Mas é Rosanildes, amiga de Tenório Telles".
 
Texto: Eunice Venturi 
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: