Instituto Mamirauá é parceiro do Programa de Novas Equipes Associadas do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento

Publicado em: 26 de março de 2024

Fonte: Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)

O lançamento do programa de Jovens Equipes Associadas do IRD (JEAI) AMAWE "Vulnerabilidade social nas planícies de inundação da Amazônia Central no contexto das mudanças climáticas e ambientais" ocorreu no dia 8 de março em Tefé.

Contexto

As planícies aluviais e as áreas úmidas da Amazônia oferecem importantes serviços ecossistêmicos, incluindo recursos essenciais para as populações locais. As inundações anuais da região também são de grande importância para o clima regional e para os ciclos globais de água e carbono.

No entanto, há várias décadas, o ciclo hidrológico da bacia amazônica vem passando por grandes mudanças. Por exemplo, um aumento na precipitação nas partes do norte da bacia foi destacado, resultando em um aumento de ~25% na extensão máxima de inundações na bacia desde 1980. Isso culminou no maior nível de água já registrado em Manaus em junho de 2021. Mas as inundações são apenas parte do cenário, pois em 2023 o rio passou por uma seca histórica, provavelmente a mais intensa em décadas.

À medida que as águas baixas da estação seca caem, as águas altas da estação úmida sobem, e essas mudanças tendem a se intensificar à medida que o clima global se aquece. Inundações e secas extremas poderiam se tornar o novo padrão para a Amazônia, colocando à prova sua população e seus ecossistemas.

Como resultado, as populações locais e, mais especificamente, as comunidades em áreas remotas da bacia amazônica, estão enfrentando grande vulnerabilidade social.  A insegurança alimentar aumentou devido a uma série de fatores, como a dificuldade de pescar durante a estação de águas altas e a inadequação das culturas para inundações prolongadas. Além disso, grandes processos de sedimentação são responsáveis pela perda de propriedades quando as margens dos rios sofrem erosão ou criam grandes praias que podem isolar completamente as comunidades durante secas extremas.

Apesar das muitas ações que estão surgindo em diferentes escalas para lidar com os problemas, ainda há uma necessidade urgente de compreender melhor a vulnerabilidade social associada a essas mudanças, usando uma abordagem interdisciplinar que integre o impacto das mudanças ambientais, climáticas (inundações e secas extremas) e de paisagem (erosão fluvial e sedimentação) nas comunidades amazônicas. Esse é o principal objetivo do programa das JEAI AMAWE.


Objetivos

O projeto visa avançar em nosso conhecimento atual sobre as mudanças climáticas e ambientais em curso na paisagem da várzea amazônica, caracterizar a vulnerabilidade social associada e promover o co-desenvolvimento de estratégias de adaptação usando metodologias interdisciplinares e resultados científicos rigorosos.

Processo em 3 etapas interconectadas:

1) Ciências da Terra: caracterização das mudanças ambientais atuais usando técnicas de sensoriamento remoto e monitoramento in situ para entender a variabilidade hidroclimática passada e presente em diferentes escalas espaço-temporais;

2) Ciências sociais: análise dos impactos sociais e das vulnerabilidades por meio de mapeamento participativo, workshops e entrevistas com comunidades locais sobre suas percepções dos impactos e adaptações relacionados às mudanças ambientais em andamento;

3) Co-desenvolvimento com as comunidades locais de estratégias de adaptação e capacitação por meio de workshops e cursos de treinamento, desenvolvendo o envolvimento das pessoas no monitoramento hidrometeorológico e divulgando as informações obtidas na mídia local e nas redes sociais.

Em última análise, a JEAI fornecerá uma base sólida para promover, por meios inovadores, a preparação, a adaptação e a resiliência das comunidades às mudanças na Amazônia e possibilitará o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.

O projeto será desenvolvido nas reservas Mamirauá e Amanã (que têm uma área combinada maior do que a Bélgica) no centro da Amazônia. O JEAI, liderado por Ayan Fleischmann, será sediado principalmente pelo Instituto Mamirauá, uma organização associada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com sede em Tefé, que trabalha há várias décadas para co-desenvolver conhecimentos científicos e tecnológicos inovadores com as comunidades locais, para a conservação e o desenvolvimento sustentável da região, com o mais alto nível de ética e responsabilidade, e que respeita o conhecimento tradicional da população local. A JEAI também inclui participantes da Universidade Estadual da Amazônia (UEA) e do IRD (LEGOS, IGE).


D
esenvolvimento sustentável

Por meio de suas pesquisas e resultados, a JEAI contribuirá para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como os relacionados a água potável e saneamento (ODS 6), mudanças climáticas (ODS 13), tecnologia para gestão sustentável (ODS 14) e parcerias (ODS 17). Os membros da JEAI têm o compromisso de promover a paridade de gênero e a igualdade profissional dentro da equipe e incentivam o treinamento de estudantes e pesquisadoras em suas atividades. 


Questões multidisciplinares: Georrecursos e sustentabilidade; Água como um bem comum, Mudanças climáticas 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: água potável e saneamento (ODS 6), mudança climática (ODS 13), tecnologia para gestão sustentável (ODS 14) e parcerias (ODS 17).

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: