Começa programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Instituto Mamirauá

Publicado em: 23 de outubro de 2019

Atividades buscam mostrar a importância da ciência na conservação da Amazônia

Começou ontem, 23, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Mamirauá. O evento, organizado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nacionalmente, tem como objetivo popularizar a ciência e tem milhares de atividades por todo o País. 

No Instituto Mamirauá, estudantes do município de Tefé, no estado do Amazonas, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição, que realiza pesquisa científica em fauna, flora e manejo de recursos naturais na região do Médio Solimões, na Amazônia Central. As atividades seguem até sexta-feira, 25.

Divulgação científica e educação ambiental

Crianças e jovens dos níveis fundamental e médio de 14 escolas tiveram contato com as mais diferentes linhas de atuação do Instituto Mamirauá.

As palestras, exposições e distribuições de materiais foram organizadas com o objetivo demonstrar a importância da ciência na conservação de espécies de animais e plantas do bioma amazônico e também abordaram temas como consumo consciente e história.

Atividades variadas

Entre as atividades, o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos organizou um teatro sobre a importância da conservação das cinco espécies de mamíferos aquáticos da Amazônia, uma sessão de retratos com os ‘mascotes’ do grupo e distribuiu máscaras de ariranha e peixe-boi-amazônico.

No mesmo prédio, a equipe do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias (GPIDATS) fez uma exposição interativa com maquetes e jogos para explanações sobre tratamento de água e saneamento básico e os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Peixes realizaram exposições de aquários e peixes, onde também montaram a ‘Barraca dos Peixes’, um jogo onde os participantes precisam acertar questões relacionados às diversas espécies de peixes amazônicos.  

Já no prédio das ‘Coleções Biológicas e Pesquisas Terrestres’, espécimes do acervo biológico do Instituto Mamirauá foram expostos e pesquisadores dos grupos de pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres, Felinos, Primatas ficaram à disposição dos estudantes para explicações de informações biológicas e de curiosidades de espécies como a onça-pintada, jacarés, macacos e insetos do bioma amazônico.

"A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é bem importante para podermos divulgar nossas pesquisas para a população tefeense e abrir as portas da instituição para que nos conheçam. Abranger escolas municipais estaduais e também da área rural e para gente é um motivo de alegria", afirma o coordenador de pesquisa do Instituto Mamirauá, Alexandre Hercos. 

O primeiro dia da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Instituto Mamirauá contou com cerca de 800 visitantes, entre moradores do município alunos e professores das escolas visitantes. 

O evento conta com o apoio local do Instituto Federal do Estado do Amazonas (IFAM) e da Prefeitura Municipal de Tefé.

Texto: Júlia de Freitas


Acervo biológico está em exposição (Foto: Bernardo Oliveira)
Alunos de 14 escolas participaram do primeiro dia (Foto: Bernardo Oliveira)
SNCT promove popularização da ciência (Foto: Bernardo Oliveira)
Atividades seguem até sexta-feira (25) (Foto: Bernardo Oliveira)

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: