Presidente do Conselho de Administração do Instituto Mamirauá é a nova integrante da ABC

Publicado em:  3 de dezembro de 2019

A pesquisadora Maria Teresa Fernandez Piedade, presidente do Conselho de Administração do Instituto Mamirauá, foi eleita como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A bióloga e doutora em botânica é cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Com mais de 40 anos de atuação na Amazônia, Maitê, como é conhecida, dedica-se aos estudos das áreas alagáveis da Amazônia.

"É um reconhecimento por algo que eu faço com um prazer profundo. Eu não poderia me imaginar fazendo outra coisa que não fosse fazer ciência. Então é um bônus adicional porque eu faço o que eu gosto de forma quase obsessiva como a maioria dos cientistas. Eu estou muito feliz e agradecida aos meus colegas que me elegeram e me escolheram", disse Maitê.

O foco da pesquisadora do Inpa é desvendar métodos e maneiras de se usar de forma sustentável a biodiversidade na região. É pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o nível mais alto de produtividade entre cientistas. Além de reconhecimento internacional, é coordenadora da cooperação Brasil-Alemanha entre o Inpa e o Instituto Max-Planck de Química de Mainz, em estudos de ecologia de áreas alagáveis.

"Este reconhecimento é mais um motivo de orgulho para todos os membros do Instituto Mamirauá, e um merecido reconhecimento por todo o trabalho de Maitê em prol da ciência no Brasil", disse João Valsecchi do Amaral, diretor geral do Instituto Mamirauá. A pesquisadora foi eleita para o Conselho de Administração do Instituto Mamirauá durante reunião realizada em Tefé em setembro de 2019.

Com informações da Ascom/Inpa

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: