Instituto Mamirauá - Edital 79/2013 - http://www.mamiraua.org.br/pt-br/editais/edital-792013

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Editais

Marcelo Santana

Editais

Edital 79/2013

  • Status: Resultado final 06/02/2014
    Devido a desistência do segundo colocado, Cristiano da Rocha Gonçalves,  estamos convocando o terceiro candidato , conforme abaixo:
     
    Eliane de Oliveira das Neves
     
    Agradecemos a participação de todos.
  • Status: Resultado final 23/01/2014
    Cristiano da Rocha Gonçalves
    Luiz Fernando Guimarães Schwartzman
  • Status: Pré-selecionados 18/01/2014
     
    Cristiano da Rocha Gonçalves
    Eliane de Oliveira  Neves
    Lhanna Glenn Santos
    Luiz Fernando Guimarães Schwartzman
    Pedro Saldanha Frantz.
     
    Agradecemos a todos os candidatos pelo envio de seus currículos.
  • Status: Prorrogado 06/01/2014
    Cronograma do processo de seleção:
     
    Até dia 17/01/2014 - Recebimento das inscrições.
    Até dia 18/01/2014 - Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão listados no site www.mamiraua.org.br, e os mesmos serão contactados oficialmente para agendamento da entrevista.
    Até dia 22/01/2014 - Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados.
    03/02/2014 - Início das atividades
  • Status: Aberto 20/12/2013

    EDITAL Nº 79/2013 - PROCESSO DE BUSCA

    PARA PREENCHIMENTO DE DUAS VAGAS DE BOLSISTA EM GEOPROCESSAMENTO

     

    O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto.

     

    A RDS Mamirauá está localizada no Médio Solimões, Estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagadas de águas brancas, as várzeas. Criada em 1990, tendo o seu Plano de Manejo concluído e publicado em 1996, e atualmente em fase de revisão. Atualmente as atividades desenvolvem-se no sentido de implementar e revisar as normas estabelecidas nesse plano, através de ações integradas de pesquisa, extensão e monitoramento, todas com participação comunitária. Como é considerada uma área alagada de importância internacional, reconhecida como um sítio da Convenção Ramsar, das Nações Unidas, que protege áreas deste tipo em todo o mundo.

     

    A RDS Amanã, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.313.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões. A Reserva Amanã foi criada em 1998, constituindo na época a maior área protegida em floresta tropical na América do Sul.

     

    O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM (www.mamiraua.org.br) está divulgando o Edital de Busca e Seleção para duas (2) pessoas para preencher as vagas de BOLSISTA EM GEOPROCESSAMENTO, que atuarão junto à Coordenação de Tecnologia da Informação do Instituto Mamirauá.

     

    A equipe de Geoprocessamento do IDSM desenvolve atividades de apoio técnico a pesquisa, monitoramento e extensão através da produção de cartografia temática e de análises espaciais apoiadas em geotecnologias.

     

    O candidato deve ter sólidos conhecimentos em cartografia, Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto; deve conhecer e ter experiência prática com o software ArcGIS for Desktop na edição, recuperação e manipulação de dados geoespaciais e na confecção de layouts de impressão, bem como na manipulação de planilhas eletrônicas no software Excel. É fundamental que possua o domínio de conceitos básicos de estatística e de disciplinas da Geografia Física, como biogeografia, hidrografia/hidrologia e geomorfologia. Conhecimentos do software ERDAS IMAGINE serão diferenciais. Ao menos um dos candidatos deverá demonstrar conhecimento e experiência prática com aplicações WebSIG utilizando a plataforma ArcGIS for Server e a tecnologia ArcGIS Viewer for Flex, afim de aperfeiçoar e dar suporte à aplicação institucional que se encontra ativa.

     

    A principal atribuição do bolsista será dar apoio operacional às atividades diárias de cartografia temática e SIG, além de contribuir ativamente para os projetos técnicos e científicos em andamento. Além disso, deverá agir buscando a integração entre as diversas linhas de pesquisa da instituição através de análises geográficas, atuando com criatividade e arrojo na condução e na proposição de novos projetos que venham a contribuir com a missão da instituição. Por esse motivo deve ter legítimo interesse em ciências.

     

     

    Funções a serem exercidas pelo Bolsista em Geoprocessamento:

    ·         Dar apoio na confecção de mapas temáticos;

    ·         Dar suporte à manutenção e atualização de dados em ambiente SIG;

    ·         Contribuir com o projeto de Capacitação Interna em Sistemas de Informação Geográfica a ser ministrado para os colaboradores da instituição;

    ·         Contribuir com a segunda fase do projeto de “Mapeamento Fitofisionômico”, auxiliando em campo e em gabinete;

    ·         Contribuir com o projeto “WebSIG v2.0”, na atualização de dados e disponibilização de outras funcionalidades da plataforma SIG institucional;

    ·         Contribuir com o projeto “Integração Paisagem/Território: A influência da Dinâmica Hidrogeomorfológica no Território da RDS Mamirauá”.

     

     

    Perfil exigido dos candidatos:

    ·         Bacharel em Geografia ou áreas afins;

    ·         Disponibilidade para atuar em campo;

    ·         Conhecimentos sólidos em Cartografia, Geografia Física e Geotecnologias;

    ·         Conhecimento do Software ArcGIS for Desktop;

    ·         Conhecimentos de Processamento Digital de Imagens;

    ·         Conhecimentos de Técnicas e Conceitos de GNSS;

    ·         Desenvoltura, interesse e pró-atividade para embasar-se na literatura científica, conduzir e conceber projetos de pesquisa;

    ·         Conhecimentos e experiência no desenvolvimento de aplicações WebSIG com a plataforma ArcGIS for Server e ArcGIS Viewer for Felx (exigência para ao menos um dos candidatos);

     

     

    BOLSA-AUXÍLIO:
     

    Para o bolsista graduado se oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.700,00, com duração de dezoito (18) meses, podendo ser renovada por até 30 meses a iniciar em Janeiro de 2014. Além da bolsa-auxílio, será providenciado o alojamento no campo e alimentação básica no campo, e deslocamento de Tefé para as Reservas.

     

    A instituição não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio candidato. O deslocamento do candidato de sua cidade de origem até Tefé-AM, e seu retorno, ficam a cargo do mesmo.

     

    O candidato selecionado deve ter disponibilidade para residir em Tefé (AM), onde as funções serão desempenhadas nas dependências da sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCTI). Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato passará parte do tempo, por períodos variáveis de poucos dias a poucas semanas, desenvolvendo suas atividades no campo. As funções serão desempenhadas, em vários locais da RDS Mamirauá, Amanã e entorno, sob condições rústicas.

     

    O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região, e deverá apresentar um atestado médico de boas condições de saúde ao chegar a Tefé. Neste momento deverá assinar o Termo de Compromisso, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.

     

     

    PROCEDIMENTOS para os interessados na Seleção:

     

    As inscrições serão realizadas somente por correio eletrônico, para o seguinte e-mail edital79@mamiraua.org.br colocando no assunto “Seleção Bolsista em Geoprocessamento”. O candidato deverá enviar os seguintes documentos:

    a)    Currículo;

    b)    Carta de intenção (não de encaminhamento): explicando claramente porque deseja se candidatar à vaga. A carta deverá ter no máximo duas páginas A4.

    Haverá uma pré-seleção de candidatos baseada na documentação das inscrições, e os pré-selecionados serão convidados para entrevista, presencial, via Skype ou por telefone.

     

    Serão invalidadas as inscrições de candidatos que não apresentarem algum dos documentos acima listados ou quando enviadas por e-mail com outro assunto que não o mencionado acima.

     

     

    Cronograma do processo de seleção:

     

    20/12/2013 - Lançamento do edital

     

    Até dia 04/01/2014 - Recebimento das inscrições.

     

    Até dia 06/01/2014 - Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão listados no site www.mamiraua.org.br, e os mesmos serão contatados oficialmente para agendamento da entrevista.

     

    Até dia 10/01/2014 - Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados

     

    Até dia 11/01/2014 - Anúncio do resultado do edital

     

    20/01/2014 - Início das atividades

Financiadores