Entre em Contato Home Mamirauá
Integrantes do Grupo de Manejadores de Peixes Ornamentais
O Grupo de Manejadores de Peixes Ornamentais do Setor Amanã - GMPOA foi fundado em junho de 2007 por comunitários das sete comunidades participantes do Projeto de Uso Sustentável de Peixes Ornamentais. Constituído inicialmente por 22 membros, em sua maioria agricultores que praticam a pesca apenas de subsistência, o grupo conta hoje com a participação de 15 comunitários, dos quais três são mulheres.
A solidificação do grupo se deu através de diversas atividades de capacitação sob organização da equipe do Instituto Mamirauá realizadas entre junho de 2007 e outubro de 2008. Essas atividades foram importantes para a organização dos membros como um grupo formal de pescadores/manejadores, a integração dos membros, para a apresentação e discussão de conceitos de sustentabilidade e conservação da natureza e para a elaboração e discussão de normas para a atividade.
No primeiro semestre de 2008, a partir das capacitações realizadas pela equipe de extensão do Projeto de Peixes Ornamentais, o grupo elaborou um regimento interno, regulamentando os direitos, deveres, e incorporando normas e diretrizes definidas no PORA. A diretoria é composta por 6 cargos - Presidente, Vice-Presidente, 1o e 2 o Tesoureiros e 1 o e 2 o Secretários - sendo eleita a cada 2 anos. A expectativa é que, com o tempo e solidificação da atividade, o grupo se torne uma associação regulamentada e formalizada.
 
FOTOS EM DESTAQUE

O Grupo de Manejadores de Peixes Ornamentais do Setor Amanã reunidos na ocasião da primeira pesca de ornamentais manejada na RDSA. Outubro de 2008. Membros do grupo de manejadores durante a 2a Oficina de Capacitação em Boas Práticas de Coleta, Armazenamento e Transporte de Peixes Ornamentais. Julho de 2008. Manejadores de Amanã durante a pesca de arrasto com atratores.
Desenvolvido por Mamirau� TI