Moradores e usuários da Reserva Amanã realizam sua sexta assembleia geral

Publicado em: 24 de abril de 2013

 A Central das Associações dos Moradores e Usuários da Reserva Amanã (Camura) realizou nos dias 19 e 20 de abril de 2013 a VI Assembleia Geral da Reserva Amanã, na Comunidade São João do Ipecaçu, Setor Coraci, com o objetivo de representar e defender os interesses dos moradores e usuários da unidade de conservação. Entre os temas discutidos na assembleia, moradores e usuários falaram sobre zoneamento, conselho gestor e plano de gestão da unidade de conservação, reaproveitamento de madeira e guia de transporte e os manejos de pesca e florestal. 

Marluce Mendonça, coordenadora do Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá, apresentou as atividades de apoio à gestão da unidade de conservação, manejo de pesca, assessoria para agricultores, investimentos na melhoria da qualidade de vida, através dos sistemas de captação de água, além das atividades de educação para a saúde promovidas na Reserva Amanã. "No mês de agosto, o Instituto Mamirauá irá instalar mais um sistema de captação de água na comunidade de São Sebastião do Repartimento. Também será dado apoio ao Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) para a capacitação das lideranças que vão integrar o Conselho Gestor da Reserva Amanã", afirmou. 
 
Em seguida, Humberto Batalha, técnico do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá, explicou sobre a instrução normativa que permite aos comunitários utilizarem a madeira para fazer benfeitorias (casas, moveis, utensílios, etc.) na área da comunidade desde que não tenha fins comerciais, pois madeira para venda só pode ser explorada através de Plano de Manejo Florestal. "Algumas espécies na área da reserva são proibidas por lei e não podem ser exploradas, como a castanheira e a seringueira", reforçou Humberto.
 
No segundo dia, os setores da Reserva Amanã apresentaram as suas demandas e necessidades referentes à educação, saúde, infraestrutura, e saneamento básico. João de Sabóia Magalhães, representante da Colônia de Pescadores Z-4 de Tefé, repassou informações sobre o cadastramento da carteira de pescador e sobre o seguro defeso. 
 
O último ponto de discussão da pauta foi a eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Camura, para a gestão 2013-2016. Apenas a chapa da atual diretoria executiva composta pelo presidente Pedro Canízio candidatou-se. Pedro Canízio foi reeleito para a nova gestão e agradeceu pela escolha: "Nós vamos retribuir com trabalho para a melhoria dos setores e comunidades pertencentes à Reserva Amanã".
 
Após a eleição, foi realizada a leitura da Carta de encaminhamentos da VI Assembleia Geral da Reserva Amanã, com as demandas dos setores e comunidades a qual será encaminhada pela Camura para a Prefeitura Municipal de Maraã, para as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Meio Ambiente, e para o Governo do Estado do Amazonas, e suas Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Sustentável. 
 
A Assembleia Geral é realizada anualmente e é promovida pela Central das Associações de Moradores e Usuários da Reserva Amanã (Camura). Além do Instituto Mamirauá, o encontro contou com a participação do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas (Ceuc), Fundação Amazonas Sustentável (Fas) e a Colônia de Pescadores Z-4 de Tefé.
 
Texto: Francisco Rocha
 
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: