Metodologias para acordos de uso comum dos recursos pesqueiros serão apresentadas em Seminário de Gestão

Publicado em:  3 de fevereiro de 2012

As metodologias adotadas para o estabelecimento de regras e acordos de uso dos recursos pesqueiros em unidades de conservação é o tema de um dos trabalhos que serão apresentados no 1º Seminário Anual de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Social, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, em Tefé (AM). De acordo com Ana Claudia Torres, uma das autoras do trabalho, a forma como as regras para o uso vem sendo discutidas garantem ao manejo uma gestão compartilhada e sustentável.

                O processo de manejo implementado pelo Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá acontece em três etapas: fase preparatória (inclui diagnósticos e capacitação de lideranças); implementação do manejo (mobilização dos pescadores, sistema de vigilância na área a ser manejada e pesca) e assessoria técnica para manutenção dos acordos de pesca e monitoramento. "O manejo de pesca tem um caráter participativo e o fortalecimento da organização coletiva é um dos aspectos fundamentais para a sua implementação e desenvolvimento", afirmou Ana Cláudia.

                Atualmente, o Programa de Manejo de Pesca assessora seis sistemas de manejo nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. O trabalho exemplifica as dificuldades e os avanços de três sistemas. Pantaleão, na Reserva Amanã; acordo de pesca de Maraã e Jarauá, ambos na Reserva Mamirauá. Para a autora, resultados importantes incluem a elevação da participação de pescadores na aprovação dos regimentos, no caso do Pantaleão esse índice é de 70% e em Maraã o número de associados aumentou de 62 para quase 700 pescadores, em 11 anos. Jarauá, sistema precursor na região, teve suas atividades interrompidas em 2010 e o retorno em 2011, após a necessidade de correção de algumas práticas.

                Os demais trabalhos abordam temas relacionados ao desenvolvimento de atividades de gestão participativa das unidades de conservação, ecoturismo, meliponicultura, manejo florestal e desenvolvimento social. O evento é uma realização do Instituto Mamirauá, por meio de sua Diretoria de Manejo e Desenvolvimento. As inscrições já foram encerradas e a programação completa pode ser conferida em www.mamiraua.org.br/manejo-e-desenvolvimento/seminario-de-gestao.

Texto: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: