Instituto Mamirauá inicia inscrições para minicursos

Publicado em: 17 de maio de 2013

O Instituto Mamirauá está com inscrições abertas para os minicursos que serão promovidos em 2 de julho, dia anterior ao início do 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Nesta edição, serão oferecidos quatro minicursos: Taxidermia de animais silvestres; Biodiversidade e Taxonomia de peixes amazônicos; A linguagem do R - uma maneira atual e eficiente para manejo e análise de dados e Qualidade Sanitária de Alimentos.

Os candidatos devem realizar as inscrições até 15 de junho. O número de vagas é limitado e, a partir desta data, a Comissão Organizadora fará uma seleção dos inscritos. Cada participante só poderá se inscrever em um único curso. A ficha de inscrição está disponível em www.mamiraua.org.br/simposio, mesmo link que constará a lista dos selecionados, a partir de 20 de junho. Os candidatos aceitos também serão comunicados por e-mail.

Segundo Nelissa Peralta, coordenadora de pesquisa, os minicursos foram incluídos na programação do evento para permitir interação entre membros de diferentes grupos de pesquisa que têm trabalhos interdisciplinares e como meio de transmitir, de forma introdutória, conteúdos teóricos e práticos que são de interesse dos participantes.

Confira, abaixo, informações sobre cada minicurso:

- Pesquisas de campo envolvendo animais e taxidermia: técnicas de preparo
Ementa: técnicas de taxidermia e métodos de coleta de material biológico.
Ministrado por Wallace Coelho Dutra e Thais Queiroz Morcatty, do Instituto Mamirauá
Número de vagas: 10
Carga horária: 8 horas
Local: Laboratório de Vertebrados Terrestre do Instituto Mamirauá

- Biodiversidade e Taxonomia de peixes amazônicos
Ementa: a riqueza de espécies da região amazônica; Noções de morfologia externa e interna dos peixes; Principais grupos de água doce Amazônicos; Classificação dos peixes - considerações gerais e caracterização geral dos representantes das ordens, famílias, subfamílias, gêneros e aspectos de sua biologia; Importância de inventários ictiofaunísticos e coleção científica.
Ministrado por Danielle Pedrociane, do Instituto Mamirauá
Número de vagas: 10
Carga horária: 8 horas
Local: Laboratório de Peixes do Instituto Mamirauá

- A linguagem do R - uma maneira atual e eficiente para manejo e análise de dados
Ementa: Introdução ao uso do programa R (R Development Core Team 2010), um software livre que vem sendo cada dia mais utilizado em análises estatísticas, simulação de dados e construção de gráficos pela comunidade científica mundial.
Ministrado por Helder Espírito-Santo e Carolina Freitas, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Número de vagas: 20
Carga horária: 8 horas
Local: Miniauditório do Instituto Mamirauá

- Qualidade Sanitária de Alimentos
Ementa: neste minicurso sobre a qualidade sanitária dos alimentos serão abordadas as normas legais para implementar o Serviço de Inspeção Sanitária Municipal, Estadual e Federal para produtos de origem animal.
Ministrado por Emilia Conceição de Lima Nunes e Carina Moraes, da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Número de vagas: 20 Carga horária: 8 horas
Local: Sala de aula da Biblioteca Henry Walter Bates do Instituto Mamirauá 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: