Monitoramento

Dados de Clima na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá iniciou o monitoramento automático de dados de clima da RDSM no dia 07 de Agosto de 2009. Até esta data, a coleta de dados de clima era feita por coletores do IDSM, usando um Pluviômetro portátil e um Termômetro de Máximas e Mínimas. Agora, o monitoramento é feito com uma estação meteorológica instalada em uma plataforma dentro da floresta, nas proximidades do cano do Lago Mamirauá, coordenadas (03º 02’ 22"S e 64º 51’ 41" W).

Na última semana do mês de dezembro de 2009, foi implantada uma estação meteorológica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA), similar a que foi instalada na RDSM em agosto do mesmo ano. Dessa forma, iniciou-se a coleta de dados de clima também na RDSA a partir do primeiro dia do ano de 2010.

Equipadas com um conjunto de sensores integrados, as estações reúnem sensores pluviométricos, sensores de temperatura e umidade, anemômetros e sensores de radiação solar incidente no plano horizontal, gerando e armazenando em seus dataloggers, dados de clima com alto grau de precisão e confiabilidade a cada 60 minutos (1 hora).

Mensalmente os dados armazenados são baixados das estações. Depois de tratados, os dados de Temperatura Máxima/Mínima e de Pluviosidade são disponibilizados em gráficos nesta página.

COMUNICADO: Não há disponibilidade de dados de clima referente à RDSA partir do mês de março de 2011 devido aos danos sofridos pelos sensores da estação meteorológica o que ocasionou a perda dos dados já coletados e consequentemente impossibilitou a coleta de novos dados.

O IDSM está trabalhando no sentido de resolver o problema e dentro dos próximos meses a coleta e disponibilização dos dados será reestabelecida no site.

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: